UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONILSON PINHEIRO DA SILVA
07/07/2015 13:09

DISCENTE: RONILSON PINHEIRO DA SILVA
DATA: 08/07/2015
LOCAL: Sala 22 DFI
TÍTULO: Sequência de Ensino Investigativo: Uma proposta para o estudo do movimento acelerado
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Investigativo, Astronomia, Ensino de Física
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O formalismo matemático impera quase que soberano em muitas de nossas escolas, e assa essa talvez seja uma das causas do baixo rendimento escolar de muitos dos nossos alunos quantificado em exames internacionais como o PISA, .além Além disso, quando se da ênfase ao formalismo matemático não se fornece espaço para a contextualização dos conteúdos ou discussões em torno dos mesmos, ou seja, no final do processo o aluno não se sabe relacionar o conteúdo visto em sala de aula com as aplicações cientificas e tecnológicas desses conteúdos no cotidiano. Uma das formas de mudar essa realidade é propor atividades que tragam o aluno para o centro das discussões em torno dos conteúdos, os tornando peças centrais do processo educacional e entendedores das variadas aplicações que os conteúdos vistos em sala de aula tem para a sociedade. Dessa forma, propomos nesse trabalho a inserção da metodologia investigativa no laboratório de física, através do laboratório aberto utilizando experimentos com movimento acelerado e de atividades em grupo norteados pela teoria sociointeracionais da Vygotsky, onde instigaremos exploraremos o questionamento em torno do processo de investigação na busca de uma aprendizagem mais interessante e significante para o aluno. A nossa proposta estáa sendo executada em uma escola pública estadual.

Interno - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 2572398 - LUIZ ADOLFO DE MELLO
Presidente - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10