UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LUCIANO SEDRAZ SILVA
05/07/2015 11:03

DISCENTE: LUCIANO SEDRAZ SILVA
DATA: 20/07/2015
LOCAL: Sala 22 DFI
TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE FÍSICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação; Ensino de Física; Eletricidade
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O uso da experimentação como estratégia de ensino em Física tem sido apontado por professores e alunos como uma das ações didáticas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem. Corroborando esta afirmação, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam o uso da experimentação, enfatizando a relação teoria-experimento e incorporando a interdisciplinaridade e a contextualização. Apoiados nessa ideia, elaboramos este trabalho com a finalidade de colaborar para o aprimoramento do ensino da disciplina em questão. Para isto, elaboramos um projeto denominado de Oficina de Eletricidade, que foi desenvolvido no segundo semestre de 2014, com a participação de 12 alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, na cidade de São Cristóvão, SE. O projeto consistiu em atividades experimentais sobre fenômenos elétricos, por meio do qual os participantes tiveram a oportunidade de compreender e contextualizar temas de eletricidade a partir de experimentos simples e de baixo custo. A partir da Oficina, produzimos um material de apoio, chamado Kit Didático (Produto educacional), que consiste em um Manual de Montagem dos Experimentos e um DVD com um vídeo das montagens. Com as instruções presentes no Kit, professores e alunos do ensino médio poderão repetir os experimentos e até aprimorá-los. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e na Pedagogia de Paulo Freire, nas quais o aprendiz é o foco principal no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados nesse trabalho nos mostram que a experimentação no ensino de Física é uma ferramenta que auxilia no ensino e na produção de uma aprendizagem significativa.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - INDIANARA LIMA SILVA
Externo à Instituição - JOSE OSMAN DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf