UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ANTONIO HAMILTON DOS SANTOS
05/07/2015 21:15

DISCENTE: ANTONIO HAMILTON DOS SANTOS
DATA: 02/07/2015
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: Temas Geradores no Ensino de Química: Concepções de educadores e educandos de escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Concepções, Ensino de Química, Temas Geradores.

A ação direta do educando na construção de seu conhecimento é bastante discutida por Paulo Freire que se utiliza de Temas Geradores como estratégias metodológicas no processo de conscientização dos educandos sobre a realidade opressora vivida em sociedades desiguais. Isto constitui o ponto de partida para o processo de construção do conhecimento. Nesta estratégia, os conteúdos tradicionais são substituídos por conteúdos extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa de seu universo cultural. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar como esta metodologia é concebida pelos educadores e educandos da disciplina de Química, em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe. Os resultados mostraram que os alunos da turma que desenvolveu as aulas com temas geradores apresentaram um melhor desempenho quando comparados com aqueles de turmas cujas aulas ocorreram através de uma metodologia tradicional. Também foi possível observar, junto aos educadores, as dificuldades de se trabalhar com esta metodologia de ensino, principalmente pela resistência à mudança de metodologia e falta de tempo para estudar.

Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10