UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: TANIA ANDRADE OLIVEIRA SANTOS
03/07/2015 15:31

DISCENTE: TANIA ANDRADE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 29/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: MINICONTOS MULTIMODAIS A PARTIR DE TIRAS DA TURMA DA MÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Minicontos multimodais. Multiletramentos. Gênerosdigitais.Recursossemióticos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Com as inovações tecnológicas, novos gêneros textuais, agregando uma diversidade de recursos semióticos, entraram em circulação, exigindo de leitores e produtores de textos o desenvolvimento de multiletramentos. Urge, pois, que a escola proporcione aos seus alunos o estudo desses gêneros digitais, preparando-os para lidar com essa nova realidade. A par desse cenário, este relatório tem o propósito de apresentar os resultados da primeira aplicação, realizada numa turma de 7º ano, do Caderno Pedagógico intitulado Produzindo minicontos multimodais a partir de tiras da Turma da Mônica. Tal Caderno foi estruturado teórico-metodologicamente a partir do modelo de Cosson (2006), segundo o qual uma sequência didática (SD) constitui-se nas seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, e, ainda, do modelo de SD de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para os quais uma SD apresenta produção inicial, atividades divididas em módulos e produção final. Como suporte teórico, ganham relevo, entre outros, autores como, Marcuschi (2008; 2010), para o qual os gêneros são entidades sociodiscursivas mutáveis, plásticas; Kress e Van Leeuwen (2001) que lida com o discurso multimodal; Dionísio (2011), que trata dos gêneros multimodais e multiletramento; Roxane Rojo (2012), com seu trabalho sobre Multiletramentos na escola; Lemke (2010), que lida com o multiletramentometamidiático; Passarelli (2012), com seu estudo acerca da produção de texto em sala de aula, a partir da ênfase na ideia de que esta deve ser trabalhada como uma atividade processual e Suassuna (2011), que discute a importância do professor como mediador no processo de avaliação e reescrita do texto. Quando da aplicação, a turma foi dividida em grupos, uma vez que na troca com o outro o sujeito pode desenvolver-se, e também por não haver computadores suficientes para que o trabalho fosse individual. A análise dessa primeira aplicação mostrou um resultado positivo, na medida em que foi possível observar uma melhoria considerável entre a primeira e a última versão produzida. Da mesma forma, os alunos puderam lidar com ferramentas tecnológicas e com uma diversidade de recursos semióticos para a produção dos minicontos multimodais, ampliando suas competências. Além disso, tal Caderno Pedagógico possibilita outros professores a ressignificar a produção de texto em sala de aula e ampliar a competência interativa de seus alunos.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO