UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DENISE MARIA DE SOUZA BISPO
01/07/2015 16:46

DISCENTE: DENISE MARIA DE SOUZA BISPO
DATA: 27/07/2015
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM SERGIPE: ANTECEDENTES DA LEI 10639/03 (1980-2003)
PALAVRAS-CHAVES: Educação, movimento negro, história.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O presente estudo tem como escopo apresentar a pesquisa acerca das experiências que discutem a História e Cultura Afro-brasileira em Sergipe nos períodos compreendidos entre 1980 e 2003. A pesquisa foi elaborada a partir da análise de fontes produzidas no legislativo, em universidades, em entidades e por sujeitos envolvidos no trato com os assuntos ligados, de alguma forma, ao racismo, à discriminação que contribuíram para delinear a Lei nº. 10.639, aprovada nacionalmente em 09 de março de 2003. No contexto sergipano, há a organização de instituições e entidades, que foram pioneiras em algumas demandas, com propostas para valorizar a cultura afro-brasileira em diferentes espaços desde as representações culturais ao incentivo para implantar na esfera educacional a História ligada à população negra. Logo, a invisibilidade de algumas dessas ações foi o que motivou o desenvolvimento dessa pesquisa que apresenta a movimentação dos sujeitos em relações às questões raciais nas três décadas observadas. Nesse processo vimos avanços, retrocessos e podemos notar três movimentos pautados às questões raciais em Sergipe: o primeiro, um movimento que se constitui diante das brechas coladas pós-ditadura militar onde se começa a questionar a posição do negro na sociedade e expor as mazelas herdadas pela população negra no pós-abolição. O segundo, no qual se articula caminhos para o reconhecimento desses negros em recintos de defesa de direito, como por exemplo, as articulações no legislativo. E o último o movimento se organiza para construir estruturas que garantiriam a execução de direitos e uma amplitude em suas ações. Esses três movimentos compõem a História das questões raciais Sergipe e edificam pautas e posições que ficaram refletidas nos movimentos negros sergipanos.

Interno - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Presidente - 1546297 - PETRONIO JOSE DOMINGUES
Externo à Instituição - SOLANGE PEREIRA DA ROCHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e