UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS PEREIRA SANTOS
18/06/2015 15:32

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CARLOS PEREIRA SANTOS
DATA: 15/07/2015
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: LIXO ELETRÔNICO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOINSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: lixo eletrônico, formação profissional, Instituto Federal de Sergipe
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O lixo eletrônico casa danos ao meio ambiente e cursos profissionais pode promover ações para entender como a abordagem interdisciplinar pode ser utilizada em sala de aula de modo a formar sujeitos conscientes. Os Institutos Federais enquanto locus formativo deve oportunizar uma formação articulada com a realidade social e assim atender as prerrogativas das legislações em vigências no que tange as policitas de resíduos sólidos. Neste aspecto, o Curso de Manutenção e Suporte em Informática, vem produzindo conhecimento na medida em que desenvolve práticas laborais com seus alunos, fazendo uso de lixo eletrônico em prática pedagógicas dos professores. Destarte, essa pesquisa tem o propósito de avaliar o Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática em relação ao problema do lixo eletrônico, buscando entender como foi o processo de formação dos egressos. Desse modo, buscou tecer reflexões sobre a formação dos egressos, bem como a prática dos professores ao desenvolver conteúdos programáticos com a temática do lixo eletrônico e sua articulação teoria versus prática.
Essa pesquisa é de natureza qualitativa e como amostra 36 egressos formados no período de 2013 a 2015; 37 professores; 2 pedagogas (equipe pedagógica) e 3 funcionários do setor de patrimônio do IFS participaram da pesquisa por meio da
entrevistas semiestruturadas. Assim, espera-se que esse estudo possa subsidiar a discussão das políticas públicas para tratar da formação de profissionais que atuarão com o lixo eletrônico, oportunizando uma reflexão sobre ações consciente para com o meio ambiente, sendo, portanto, multiplicadores de informações junto à sociedade.

Externo ao Programa - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES