UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA WESTRUP MACHADO
15/06/2015 21:58

DISCENTE: ANA CAROLINA WESTRUP MACHADO
DATA: 30/06/2015
LOCAL: sala do Observatório de Economia e Comunicação
TÍTULO: 1º Conferência Nacional de Comunicação e o mercado de televisão no Brasil: Propostas, atores e resultados”
PALAVRAS-CHAVES: Confecom, Comunicação, Mercado e Televisão
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O objetivo geral da dissertação é a análise das resoluções sobre o mercado brasileiro de televisão na 1º Conferência Nacional de Comunicação (1º CONFECOM), identificando os atores envolvidos com a aprovação e rejeição das propostas, os seus interesses e os resultados destas resoluções no ambiente regulatório do setor de radiodifusão no Brasil e para a pauta do movimento pela democratização da comunicação no Brasil. Esse estudo se justifica pelo próprio desenvolvimento da 1º Conferência Nacional de Comunicação, seja no seu ineditismo – momento histórico de participação popular sobre as políticas de comunicação do país - seja nas suas contradições. A hipótese a ser trabalhada neste trabalho está na limitação da 1º Conferência Nacional de Comunicação, do ponto de vista da mudança da legislação para o setor de radiodifusão brasileiro, tendo em vista que a comunicação/informação, no sistema capitalista, não se trata de uma política pública em si,mas de uma forma de poder estabelecida no sistema capitalista, sem deixar de analisar, entretanto, as suas contradições no que diz respeito a possível reorganização dos movimentos progressistas pós - Confecom, em torno da democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Presidente - 426453 - CESAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO
Externo à Instituição - FERNANDO OLIVEIRA PAULINO