Banca de DEFESA: VICTOR MANUEL DE QUEIROZ LOURENÇO
11/06/2015 11:43
O uso de materiais não convencionais, como argila calcinada, borracha de pneu e RCD, é discutido em diversos estudos no Brasil enquanto alternativa benéfica para a construção civil e em especial na área de pavimentação, capaz de consumir em suas obras diversos tipos de materiais, em grandes quantidades. A possibilidade do uso de materiais não convencionais é importante, no atual contexto, tanto pelas questões ambientais, representando um padrão de desenvolvimento menos impactante, quanto pela possibilidade de aumentar investimentos na área e minimizar os sérios problemas da malha rodoviária nacional. Dessa forma, o uso de agregado reciclado de resíduo da construção e demolição (RCD) em pavimentação vem sendo discutido há mais de uma década como alternativa tecnológica, devido às inúmeras consequências negativas decorrentes do aumento crescente na produção de resíduos e seu consequente acúmulo inadequado. Sabe-se que a construção civil é a principal fonte geradora de resíduos sólidos, superando a capacidade dos aterros receptores e outros espaços permitidos para a sua deposição. Nesse contexto, este estudo se insere nesta temática, partindo da caracterização do agregado de RCD gerado em uma unidade recicladora localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, Estado de Sergipe, afim de se analisar a viabilidade técnica do RCD em substituição ao agregado convencionalmente utilizado em misturas asfálticas usinadas a quente (CAUQ), com vistas à aplicação em camadas de rolamento de rodovias. Nesta pesquisa foi feita a caracterização geotécnica dos agregados reciclados locais, foram realizadas dosagens de misturas empregando-se os agregados reciclados em substituição aos agregados convencionais, e, finalmente, foram executados ensaios de estabilidade, resistência à tração, MR, Cântabro, entre outros aplicados ao tipo de mistura asfáltica em estudo. A partir da caracterização realizada, constatou-se que os agregados em estudo possuem potencial para serem utilizados em misturas asfálticas, uma vez que o material alternativo apresentou propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as especificações para uso em pavimentação, equivalente aos melhores materiais convencionais.
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