UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: DEAN LIMA CARREGOSA
22/05/2015 14:15

DISCENTE: DEAN LIMA CARREGOSA
DATA: 01/06/2015
LOCAL: LABORATÓRIO DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA E.M.E.F. OVIÊDO TEIXEIRA: LIMITES E REFLEXÕES
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação docente. Tecnologia digitais.

O presente estudo tem como objetivo compreender a avaliação que os docentes fazem da própria formação inicial e continuada no que se refere à apropriação tecnológica necessária para o uso pedagógico das tecnologias digitais, integradas às aulas de matemática do Ensino Fundamental menor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, em Aracaju/SE. Deste modo, fizemos uso de pesquisa de campo, cuja metodologia baseou-se numa abordagem de cunho qualitativo e quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário e entrevistas. Foi feita análise dos dados coletados do questionário aplicado relacionado às questões abertas e as fechadas foram submetidas a tratamento estatístico simples. O estudo possibilitou pensar sobre o processo de formação de professores para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação com finalidade educativa, e o olhar especial para as relações de ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados demonstraram que instalar ou distribuir equipamentos na escola foi o primeiro movimento para fomentar o uso das tecnologias digitais de forma pedagógica, além disso foi fundamental verificar a necessidade de formação continuada para os docentes.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO