Banca de DEFESA: DEAN LIMA CARREGOSA
22/05/2015 14:15
O presente estudo tem como objetivo compreender a avaliação que os docentes fazem da própria formação inicial e continuada no que se refere à apropriação tecnológica necessária para o uso pedagógico das tecnologias digitais, integradas às aulas de matemática do Ensino Fundamental menor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, em Aracaju/SE. Deste modo, fizemos uso de pesquisa de campo, cuja metodologia baseou-se numa abordagem de cunho qualitativo e quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário e entrevistas. Foi feita análise dos dados coletados do questionário aplicado relacionado às questões abertas e as fechadas foram submetidas a tratamento estatístico simples. O estudo possibilitou pensar sobre o processo de formação de professores para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação com finalidade educativa, e o olhar especial para as relações de ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados demonstraram que instalar ou distribuir equipamentos na escola foi o primeiro movimento para fomentar o uso das tecnologias digitais de forma pedagógica, além disso foi fundamental verificar a necessidade de formação continuada para os docentes.
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