Banca de DEFESA: ALESSANDRA ALCIDES DE SA SANTOS
22/05/2015 16:55
O presente estudo aborda a educação em saúde ambiental como uma estratégia de promoção de saúde e conservação do meio ambiente, focando questões de saneamento ambiental da comunidade. Para isto foi utilizada a metodologia GEO saúde, estabelecendo uma maior interação e participação da comunidade local. Articular a educação ambiental à educação em saúde é uma proposição para a elaboração de propostas interdisciplinares de construção de conhecimento relativos à integração do homem com a natureza. A problemática aqui estabelecida aponta a educação em saúde ambiental como uma abordagem interdisciplinar que visa auxiliar na melhoria da relação homem/ambiente e sua utilização poderá favorecer um maior entendimento a respeito da percepção de uma comunidade rural sobre a sua situação de saúde ambiental e sua relação com a promoção de saúde e conservação do meio ambiente. O trabalho aqui apresentado traz como hipótese de trabalho que a utilização de uma metodologia participativa na avaliação da situação de saúde ambiental, favorece a educação em saúde ambiental da população. Nesta perspectiva o presente estudo, aponta como objetivo geral realizar o diagnóstico da situação de saúde ambiental no município de Lagarto/SE, em especial, dois assentamentos de reforma agrária que são assistidos pela Estratégia de Saúde da Família, a saber: P.A. Camilo Torres e PA Karl Marx. Optou-se nesta pesquisa por utilizar uma abordagem metodológica quanti-qualitativa. O diagnóstico da situação de saúde ambiental foi realizado com base no processo GEO Saúde, que traz um enfoque metodológico participativo baseado em indicadores de saúde e ambiente. A escolha do GEO Saúde se deu por se tratar de uma metodologia especifica de avaliação integrada de meio ambiente e saúde, e por ser ainda pouco utilizada em estudos realizados em áreas rurais. A metodologia participativa utilizada para realizar o diagnóstico da situação de saúde ambiental conseguiu chamar atenção e causar comoção inicial para um tema pouco debatido dentro dos assentamentos, estimulando assim uma melhor percepção dos problemas enfrentados diariamente, tendo como ponto positivo que os assentados conseguiram mostrar soluções e propor parcerias.
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