Banca de DEFESA: ARTHUR LEONARDO ROEDER NETO
20/05/2015 15:39
A pesquisa em questão é caracterizada como sócio-histórica, tendo como objeto empírico de análise os anúncios do Jornal Vida Laranjeirense, veiculados durante os anos de 1930 a 1936 na cidade de Laranjeiras/SE. O objetivo geral é o estudo das práticas e representações da sociedade na época analisada, suas imbricações e evolução no que diz respeito à comunicação publicitária de medicamentos. Para tal objetivo, definiu-se a história cultural como base teórica, bem como uma análise da história da publicidade de medicamentos no Brasil, da comunicação e da saúde em Sergipe e das funções e linguagem da publicidade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa documental e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que: a) a publicidade de medicamentos no Jornal Vida Laranjeirense expressou modelos sócio-culturais de compreensão da saúde e da doença existentes na localidade de Laranjeiras no período compreendido entre 1930 a 1936; b) a produção da anúncios de medicamentos descreve formas como a publicidade se constituiu como técnica e como prática social no período; c) os anúncios de medicamentos seguiram o modelo de anúncios praticados em âmbito nacional e d) o conceito de auto medicação, percebido como prática comum com os remédios de cunho popular, são ratificados pela publicidade de medicamentos industrializados e de base científica.
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