UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILMA JOSÉ DA SILVA
07/05/2015 10:52

DISCENTE: EDILMA JOSÉ DA SILVA
DATA: 27/05/2015
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação, bloco de didática II.
TÍTULO: O FIM DAS ESCOLAS DO CAMPO: um estudo nos territórios camponeses da mesorregião Leste de Alagoas
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo, Fechamento de Escolas, Territórios Camponeses
ÁREA: Geografia

Na última década no Brasil, temas ligados a democratização do acesso à educação e a busca pela permanência dos sujeitos nos espaços escolares tem norteado debates acadêmicos e políticos. As preocupações estão acentuadas nos problemas apresentados pela educação formal, ligados as altas taxas de analfabetismo e aos baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica encontrados em escala nacional, especialmente na Região Nordeste e de modo mais grave no campo, onde o contexto de opressão e exclusão do trabalhador norteou até mesmo seu processo educativo, uma vez que a educação a ele e a seus filhos sempre foi negada nesse país, desde a colonização, quando ser escolarizado era privilégio dos filhos dos donos de terra. Hoje, apesar dos diversos dispositivos legais que garantem a todos os cidadãos brasileiros o direito a educação, há ainda muitos desafios a serem enfrentados e quando direcionamos esses direitos à realidade dos territórios camponeses, nos deparamos com suas fragilidades. Temos observado no atual período da história do país o fechamento de escolas no campo, as quais mesmo não estando integradas a uma educação do campo representam a possibilidade de permanência do sujeito no território camponês, visto que a escolarização pode contribuir para o fortalecimento dos laços com a terra.

Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa, objetiva entender o processo de fechamento das escolas do campo e seus rebatimentos nos territórios camponeses da mesorregião Leste de Alagoas. Para que esse entendimento possa ser apreendido é preciso buscar responder algumas perguntas: o que tem determinado o fechamento de escolas do campo na mesorregião Leste de Alagoas? qual a relação desse processo de fechamento de escolas com a escolarização na cidade? quais as mudanças demográfico-populacionais que estão por trás desse processo? o fechamento dessas escolas tem influência na evasão escolar ou migração dos estudantes do campo para a cidade?

As bases metodológicas da pesquisa estão fundamentadas entre a teoria e a prática e levarão em consideração sua natureza qualitativa e quantitativa, destacando-se revisões da literatura acerca das temáticas trabalhadas, além de levantamentos de dados secundários, estatísticos e documentais para compor um panorama situacional da realidade do objeto pesquisado na região estudada. O trabalho de campo enquanto elemento que dá subsídio a uma pesquisa qualitativa, será realizado mediante entrevistas semiestruturadas in loco com representantes da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas – SEE/AL – no âmbito da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC/AL) e a representantes das Secretarias de Educação dos municípios que fazem parte da Mesorregião Leste de Alagoas.

Interno - 2298414 - ANA ROCHA DOS SANTOS
Presidente - 2342651 - ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO
Externo à Instituição - MARCELO CERVO CHELOTTI
Externo ao Programa - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS