UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOY SANTOS VIEIRA
06/05/2015 14:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOY SANTOS VIEIRA
DATA: 20/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do DCOS
TÍTULO: “O papel do fã dentro do processo produtivo da Indústria Cultural no contexto da cultura da convergência: um breve estudo de caso sobre o lugar do ‘Universo Who’”
PALAVRAS-CHAVES: Convergência; Ficção Seriada; Doctor Who; Cultura Participativa; Fandom.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

cenário midiático contemporâneo tem se tornado cada vez mais complexo devido a uma série de mudanças provocadas, não só no âmbito da tecnologia com novas plataformas e formatos que evoluem cada vez mais rápido, mas, sobretudo, por mudanças nos âmbitos da economia, da sociedade e da cultura que acompanham e se imbricam em todo esse processo. É exatamente isto que torna este cenário rico e instigante para qualquer pesquisa acerca da comunicação contemporânea. No nosso caso, pretendemos aproveitar esse cenário – concatenado a qui sob a égide da convergência – a fim de contribuir de forma interdisciplinar para compreender o papel que o fã passou a assumir a partir da cultura da convergência e das práticas de cultura participativas advindas deste recorte. Para isto, utilizaremos a série britânica “Doctor Who” como pano de fundo para estudar um fandom brasileiro capaz de nos ajudar a ilustrar o modelo genérico que propõe situar o lugar deste grupo de fãs dentro do processo produtivo da Indústria Cultural no contexto da cultura da convergência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Interno - 1045250 - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
Externo à Instituição - ADRIANA DA ROSA AMARAL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307