Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ADAILTON BARROSO DA SILVA
06/05/2015 08:49
A expansão dos cursos superiores durante a década de 1990 institui o Sistema
Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), através da lei 10.861, de 14
de abril de 2004, tendo como base a avaliação de três componentes principais: a
avaliação das instituições, avaliação dos cursos e o desempenho dos estudantes.
Esse sistema de avaliação passa a aferir a qualidade e expansão de novos
cursos e controlar a oferta de vagas. A análise que está sendo desenvolvida
nessa qualificação de tese entende que esse sistema faz parte da expansão do
projeto neoliberal na educação, onde os Estados-nações passaram a reestruturar
o ensino superior com o objetivo de atender à chamada Revolução Técnico-
Científica. Este sistema implantado nas diferentes escalas geográficas segue o
mesmo modelo europeu de educação, para colocar as universidades europeias
no mesmo nível de competição das universidades norte-americanas, objetivando,
medir a qualidade do ensino mediante metas de produtividade e eficiência de
cursos e instituições. Nesse sentido a análise da tese é conduzida a partir do
entendimento da inclusão da educação no âmbito da lógica global. O olhar
geográfico é fundante no e do debate ao situar o Sinaes como condutor do
discurso do desenvolvimento regional, e como um instrumento de poder na
regulação do território, para atender ao interesse da ação hegemônica do capital
em um processo que legitima a divisão social territorial do trabalho.
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