Banca de DEFESA: JOSENILSON FELIZARDO DOS SANTOS
24/04/2015 17:34
O ensino e a aprendizagem em Matemática ainda é, sem dúvida, uma questão complexa e problemática no contexto da Educação Brasileira. Disciplina com mais baixo desempenho e maior índice de reprovação, como apontam os resultados das avalições educacionais, tem sido cada vez mais fonte de debates e estudos acadêmicos e político-educacionais. Em relação a arte, o outro foco deste estudo, há certa desvalorização da desta como campo de constituição de conhecimento, sendo essa dualidade uma das possíveis barreiras à prática da interdisciplinaridade entre esses campos do conhecimento no ensino. Neste sentido, motivados pelas possibilidades do uso da arte como subsídio para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definimos como objetivo deste estudo investigar saberes e práticas de docentes acerca da relação da Arte com a Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A referida pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Aracaju (Sergipe–Brasil), que atende do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Os sujeitos centrais da pesquisa são duas professoras dos 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para compreensão do objeto de estudo, recorremos a teóricos que desenvolvem pesquisas vinculadas, direta ou indiretamente, aos eixos da investigação em tela, tais como: Nacarato, Lorenzato, Brizuela, Ferreira, Barbosa, Pereira, Read Fazenda, Silva. Tardif, Japiassú, Fiorentini, Pimenta, dentre outros. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo do tipo etnográfico na perspectiva descrita por André (1995), teve o trabalho de campo realizado no período de junho a dezembro de 2014, com aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação com descrição densa como procedimentos. A pesquisa provocou uma maior reflexão sobre a relevância da relação da Arte com a Matemática em sala de aula. Foi possível perceber o esforço das professoras em tornar a aula de Matemática motivadora, utilizando-se inclusive e especificamente ferramentas oferecidas pela arte. Constatamos que a imposição do cumprimento metodológico de alguns pacotes educacionais institucionais tem dificultado a aplicabilidade da metodologia interdisciplinar. Constatamos, também, que a maior dificuldade de se relacionar Artes com Matemática no ensino tem entre suas prováveis causas a falta de formação acadêmica específica, bem como da formação continuada de professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, percebemos uma luta constante dessas professoras em driblar a falta de tempo para buscar formas de planejar de forma motivadora a sua prática pedagógica, assim como se adaptar às mais diversas possibilidades disciplinares nessa prática.
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