Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEMIR DOS SANTOS
24/04/2015 09:16
Falar de sistema de transporte coletivo é fazer uma leitura temporal que permite
compreender sua gênese a partir do surgimento da própria humanidade, quando o home
criou seus próprios mecanismos de mobilidade na perspectiva de dominar novos
territórios. O homem buscou territórios que lhe garantisse alimentos, água e moradia
para sua sobrevivência, estivesse na condição de nômade ou sedentário. Com o advento
da civilização, da técnica e da informação, surgiu uma nova demanda para a locomoção,
principalmente com a divisão internacional do trabalho, de um lado os detentores dos
meios de produção, de outro, os detentores da força de trabalho. Diante dessa realidade,
criou-se um sistema de transporte coletivo capaz de prover o escoamento de
mercadorias, de informações, mas também de trabalhadores, criando, portanto, um
sistema em rede com fluxos e fixos capaz de estabelecer uma integração entre o centro e
a periferia do sítio urbano. Analogamente, surge o sistema de transporte público
coletivo de passageiros com o intuito de promover a mobilidade do homem na cidade,
de forma barata, integrando as artérias urbanas entre centro e periferia, mas também
entre centro e região metropolitana e/ou territórios em fase de metropolização. Com
esse mesmo propósito surgiu o sistema integrado de transporte público coletivo de
Aracaju e região metropolitana, consolidando, portanto não só a malha viária, mas
também a rede urbana dessa região.
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