UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIELMA ALVES DE SÁ
16/04/2015 08:21


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIELMA ALVES DE SÁ
DATA: 28/04/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O APRENDIZADO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Software. Educação. Processo de Enfermagem.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O processo de enfermagem é considerado um instrumento metodológico que possibilita o enfermeiro priorizar a individualidade do cuidado e melhorar a qualidade do atendimento de enfermagem. Porém, a ausência da efetiva realização do processo de enfermagem em vários serviços de saúde, em especial nos campos de prática dos estudantes, prejudica o aprendizado. Nesse sentido, a incorporação de novas tecnologias educacionais pode contribuir para enriquecer e complementar o ensino presencial, além de estimular o aprendizado do aluno, na busca por evidências para planejar o cuidado. Este estudo teve como objetivo construir e validar um ambiente virtual de aprendizagem web que auxilie no ensino do processo de enfermagem em cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em duas etapas distintas. A primeira etapa compreendeu o desenvolvimento do software, contendo as etapas do processo de enfermagem, fundamentado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta, e a segunda etapa compreendeu a avaliação da qualidade interna e externa, e do conteúdo e usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem. Participaram da validação do software 08 docentes de enfermagem de 06 estados do Brasil, 08 analistas de sistemas e 14 graduandos em enfermagem da UFS. Na etapa de validação do ambiente virtual, verificou-se que o conteúdo do software foi considerado muito apropriado ou completamente apropriado por 96,8% dos docentes e 87,5% dos alunos. Em relação à usabilidade 100% dos docentes e 66,7% dos alunos consideraram o ambiente virtual fácil de utilizar. Quanto à qualidade interna e externa avaliada por analistas de sistemas, verificou-se que o ambiente virtual desenvolvido possui a estrutura necessária para realizar as funções que foram propostas, por estar dentro das conformidades de especificações de uso, assim, todas as características avaliadas pelos especialistas em informática receberam percentuais de aprovação acima de 70%, e alcançaram os valores propostos para validação. Considera-se que os objetivos do presente estudo foram alcançados e espera-se que o software desenvolvido possa ser utilizado e torne-se uma estratégia educativa de apoio ao ensino presencial do processo de enfermagem, e contribua para o ensino/aprendizagem dos futuros enfermeiros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Interno - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE

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