UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LUÍS HENRIQUE SILVA DE ARAÚJO
26/03/2015 15:20

DISCENTE: LUÍS HENRIQUE SILVA DE ARAÚJO
DATA: 17/04/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: A organização do ensino do conteúdo esporte a partir do sistema de complexos: um estudo de caso com base no PIBID/UFAL
PALAVRAS-CHAVES: Esporte. Trabalho Pedagógico. Trato com o conhecimento. Sistema de complexos.

Este estudo tem como objeto a organização do ensino do conteúdo esporte, tendo em vista a necessidade dos alunos da educação básica apreendê-lo em uma perspectiva crítica. Parte da compreensão de que a educação nos marcos do capital é utilizada enquanto meio eficaz para recomposição da hegemonia capitalista, o que implica no rebaixamento do ensino destinado às camadas populares, que na maioria das vezes vê na escola a única oportunidade de acessar tais conhecimentos. Em consequência, têm-se levado os estudantes da educação básica a uma formação unilateral, em detrimento ao desenvolvimento de um grau de aproximação à formação onilateral. Diante disso, questiona-se: como organizar o ensino do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física – mais especificamente o atletismo – com base no sistema de complexos a fim de que o mesmo possa ser apreendido em sua totalidade e, consequentemente, contribua na direção do desenvolvimento de um grau de aproximação à formação onilateral? Para tanto, o objetivo é analisar a possibilidade do sistema de complexos orientar a apropriação do conteúdo esporte nas aulas de educação física no sentido de contribuir para ampliar os aspectos da formação humana dos alunos. O estudo, de natureza quantitativa/qualitativa, foi realizado à luz do método materialista histórico-dialético, a partir da observação livre das aulas de educação física em uma turma de 7º ano de uma escola pública do município de Arapiraca, Alagoas. Quanto aos resultados encontrados, destaca-se a dificuldade para organizar o ensino do esporte com base no sistema de complexos, posto que a incompatibilidade que existe entre o sistema de complexos e a cultura pedagógica da escola capitalista impede o amplo desenvolvimento desta proposta. Mas, apesar das dificuldades impostas pelas condições objetivas, considera-se que obtive-se um avanço no que se refere ao grau de compreensão dos alunos sobre a totalidade do fenômeno esportivo, o que confirma a hipótese do estudo, consolidando-se, portanto, o sistema de complexos enquanto uma possibilidade para orientar o trato com o conhecimento esporte na perspectiva de contribuir para um grau de aproximação à formação onilateral dos alunos.

Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS