Banca de DEFESA: CLAUDIA MARIA GUEDES JOAQUIM
09/03/2015 11:25
O trabalho a seguir tem o objetivo de contribuir para o debate sobre a separação entre as principaisatividades da instituição universitária – o ensino e a pesquisa – seu desenvolvimento e suasconsequências. Com foco especial nas universidades públicas brasileiras, resgata-se a discussãorealizada por outros autores sobre o tema, especialmente Edmundo Campos Coelho e SimonSchwartzman, confrontando as argumentações contrárias e favoráveis à separação. Antes, porém,procurou-se fazer uma apresentação histórica das bases que sustentam a unidade, desde as origensdas universidades no continente europeu até a reforma americana. Em seguida, fez-se umacontextualização sobre seu desenvolvimento no Brasil, onde a unidade é prevista desde a reformauniversitária de 1968. Esta pesquisa procura verificar a hipótese da cisão, discutida até então,principalmente, em termos históricos. Esta verificação apoiou-se em dados estatísticos deavaliações e comparações referentes a ensino e pesquisa, ou seja, graduação e pós-graduação. Alémda observação de diversos rankings universitários, leva-se em conta o Índice Geral de Cursos (IGC),promovido pelo Ministério da Educação e as duas avaliações que são a base para o índice: o ExameNacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e as avaliações trienais da Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Somados às observações precedentes, estesdados confirmam a manutenção da condição de separação. A partir de estatísticas que demonstramproblemas gerais do ensino, como o baixo desenvolvimento de habilidades básicas entrediplomados no ensino superior, argumenta-se que a principal consequência da separação está naformação da graduação, uma vez que esta cisão aumenta o status da pesquisa, diminuindo o doensino. Além de buscar enumerar as políticas que visam reaproximar ensino e pesquisa, apresentasetambém a discussão sobre metodologias pedagógicas alternativas que veem no método científicoa melhor maneira para o estudante desenvolver sua independência no processo de aprendizagem.
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