Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO CORREIA SILVA
28/02/2015 10:50
Não é exclusividade do Brasil, mas o Ensino de Física vem experimentando discretas mudanças metodológicas. Este trabalho buscou aproximar o ensino de Física dos temas transversais inerentes à disciplina. O objetivo foi analisar a evolução das concepções da aprendizagem relacionada à lei da inércia em alunos da segunda série do Ensino Médio numa escola pública estadual, a partir da abordagem sobre a (im) perícia do (des) uso do cinto de segurança traseiro de automóveis e consequências. Foi realizada uma pesquisa através de um delineamento exploratório, descritivo, bibliográfico e de campo com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semiestruturado (pré e pós-teste), contendo dez questões, cujo intuito foi observar as concepções prévias desses alunos acerca da lei da inércia, trânsito e segurança. Inicialmente, foi realizada uma palestra ministrada por um professor de Física da Universidade Federal de Sergipe e outra com uma equipe do SAMU - Aracaju. Em seguira, os alunos foram estimulados a ler e analisar artigos científicos, para auxiliar na fundamentação da produção de uma mostra científica. Após a apresentação pública da mostra, foi aplicado um pós-teste, cuja análise permitiu a visualização das evoluções das respostas dos alunos ao questionário. Os resultados mostraram que as ações e discussões possibilitaram uma aprendizagem mais significativa sobre a Lei da Inércia, além de permitir uma maior conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança.
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