Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DOS SANTOS SACRAMENTO
28/02/2015 10:45
O Ensino de Ciências, e da Física em particular, ao longo dos anos vem sofrendo de carência de significado em decorrência da fragmentação do conhecimento em disciplinas, onde volumes de informações dos currículos distanciam a experiência e o pensamento crítico das práticas escolares. Estes aspectos podem ser percebidos pela dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta, não reconhecendo o conhecimento científico em situações do seu cotidiano. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é verificar se as atividades investigativas, vistas como metodologia de ensino, contribuem para que os alunos consigam aprender as Leis de Newton. Para o referencial teórico, buscamos o pensamento de Vygotsky, como o principal aporte teórico para reflexões a respeito do Ensino de Física, evidenciando algumas premissas importantes para compreendermos melhor a complexidade associada à aprendizagem conceitual em sala de aula. Buscamos também a compreensão da influência do método de aprendizagem cooperativa, no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre os estudantes dentro de um grupo. Para coletas de dados utilizaremos de pré e pós-teste, além de vídeo ravações em todas as aulas.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e