Banca de DEFESA: ERICARLA DE JESUS SOUZA
28/02/2015 10:44
Este trabalho apresenta a proposta de se utilizar conjuntamente jogos educacionais, atividades experimentais e software de ensino como técnica de ensino-aprendizagem de conteúdos de Física em geral. O conteúdo abordado é o de hidrodinâmica e sua aplicação na explicação dos conceitos físicos envolvidos no voo de aviões. Como toda a sequencia didática esta norteada com a utilização de experimentos de baixo custo, utilizou-se como tema motivador um campeonato de avião de papel. Usamos como referencial teórico a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, de modo que a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos era realizada usando questões do tipo teste. Para se ministrar o conteúdo usou-se material didático próprio, onde cada tópico do conteúdo era enriquecido com atividades experimentais. Reforçava-se o aprendizado do conteúdo através do uso de simulação computacional usando o software Modellus. A avaliação dos alunos era feita com jogos didáticos usando-se cruzadinhas, caça palavras e jogos dos sete erros. Realizou-se a avaliação do projeto através da aplicação de questões do tipo concepções alternativas, que era aplicada no inicio e no final da sequencia didática. Os resultados foram avaliados na forma estatístico qualitativo, comparando-se o desempenho dos estudantes antes e depois da aplicação da sequencia didática.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e