UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DE SOUZA SANTOS
24/02/2015 16:39

DISCENTE: MARIA JOSÉ DE SOUZA SANTOS
DATA: 25/02/2015
LOCAL: Polo de Gestão Sala 03
TÍTULO: Desafios e possibilidades da gestão democrática no Colégio Estadual Barão de Mauá.
PALAVRAS-CHAVES: GDesafios educacionais. Escola pública. Gestão democrática. Gestão participativa.
ÁREA: Educação

A presente pesquisa decorre de um trabalho de investigação sobre a prática da gestão observada em uma escola da rede estadual de Aracaju/SE, o Colégio Barão de Mauá, a partir da análise sobre a atuação de alguns membros da equipe gestora que atua dentro de princípios democráticos nessa instituição pública. Nesta perspectiva, foram buscadas respostas para a seguinte questão que delimita o objeto a ser estudado: De que modo o Colégio Estadual Barão de Mauá vem desenvolvendo ações que caracterizam formas de gestão democrática? Nesse sentido, procurou-se analisar a atuação estabelecida pela gestora, coordenadora pedagógica e uma professora. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa descritiva, fazendo uso de um estudo de caso, e permitiu coletar, por meio da análise documental e entrevista semiestruturada, dados que nortearam a discussão desse trabalho. O estudo discorre sobre a estrutura do sistema de ensino brasileiro, apresentação dos modelos de gestão e os elementos que os identificam numa perspectiva inovadora, de desafios e de possibilidades, tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, onde a mesma abre possibilidades para a participação da comunidade na gestão escolar. Em seguida, o estudo trata acerca do Colégio Estadual Barão de Mauá, identificando sua localização, estrutura organizacional, o processo de candidatura ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e faz uma reflexão sobre a avaliação institucional, processo relevante na dimensão democrática. Por fim, apresenta a análise dos dados coletados com o fim de compreender a questão em estudo. O resultado da pesquisa demonstrou o desenvolvimento da eficiência das ações que refletem a gestão democrática e participativa, Essas ações privilegiam e sublimam a participação de todos os envolvidos na escola. Ficou evidente que a equipe gestora se utilizou de programas e projetos na área pedagógica, social e cultural, com a finalidade de solucionar os problemas identificados na pesquisa.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Externo ao Programa - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA