Banca de DEFESA: ELISSON SOUZA DE SÃO JOSÉ
24/02/2015 14:19
A presente Dissertação tem como objeto de estudo os motivos que levaram os militares a estudarem o idioma inglês na corte do Rio de Janeiro e a forma que era ministrada as aulas. O Trabalho tem como marco temporal o período de 1810 a 1832. O ano de 1810 foi escolhido como marco inicial porque no dia 4 de dezembro deste ano foi criada a Real Academia Militar por ordem de D. João VI, expressa em Carta de Lei. Nela constava todos os aspectos essenciais para o bom funcionamento da Academia, o que incluía o ensino da Língua Inglesa, Francesa ou Alemã, caso a Junta Militar achasse necessária. Já o marco final da pesquisa foi estabelecido em 1832, porque foi neste ano que ocorreu a mudança no estatuto militar e o ensino das Línguas Estrangeiras deixaram de ser exigidas. A Dissertação, em um primeiro momento, tratará dos aspectos que levaram os portugueses a se interessarem pelo estudo do idioma inglês. Em um segundo momento, ela tratará da importância do idioma inglês e francês para a capacitação dos militares, uma vez que os livros militares e alguns dos oficiais do exército português eram estrangeiros. Por último, o texto abordará alguns aspectos da trajetória docente de Eduardo Thomaz Colville, primeiro e único professor da Academia Real Militar do período pesquisado. O resultado obtido com a pesquisa foi que a Língua Inglesa, juntamente com a Francesa, foi essencial para compreensão dos livros militares que se encontravam em línguas estrangeiras, pois sem esse conhecimento os soldados estariam inaptos para exercerem as suas funções e receberem promoções. Na construção da Dissertação foram utilizadas diversas obras de caráter científico, tais como: livros, teses, dissertações, documentos, artigos, manuscritos e revistas. Entre os autores utilizados podemos citar Maxwell (1996), Motta (1998) e Oliveira (2006).
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