Banca de DEFESA: JOSÉ MAXIMINO DOS SANTOS FILHO
24/02/2015 08:18
Nas lições Sobre a Pedagogia, Kant considera que a educação é a condição de possibilidade para o exercício da liberdade. Esta é entendida pelo filósofo enquanto capacidade de dominar os impulsos e as vontades naturais a fim de que o homem possa agir em conformidade com os princípios estabelecidos pela razão, uma vez que, somente a vontade livre transforma o homem em um ser autônomo. A educação é concebida por Kant como uma arte, a qual exige na sua consecução a fundamentação sobre princípios práticos. Assim, com base na formação moral e seus desdobramentos no exercício da cidadania, a presente pesquisa busca analisar o nexo entre educação, moralidade e a ideia de formação política entendida enquanto via para o exercício da cidadania no sentido cosmopolita. Nesse horizonte, o nosso objetivo consiste em demonstrar que na construção do seu projeto pedagógico, Kant estabelece as condições para a formação do homem moderno em conformidade com o conceito de esclarecimento entendido no sentido crítico, com base na ideia de formação do cidadão do mundo. Assim, os princípios que norteiam a pedagogia kantiana, podem nos auxiliar a pensar a educação contemporânea como um exercício do convívio em sociedade, o que implica na efetivação da cidadania como forma ativa conectada ao respeito e a responsabilidade.
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