Banca de DEFESA: JOÃO MOUZART DE OLIVEIRA JUNIOR
23/02/2015 14:08
A grande questão que suscito nesta dissertação é pensar na constituição e permanência da irmandade de São Benedito durante o século XX, como uma organização coletiva de pessoas que ativam a afirmação religiosa e étnica de socialização. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de sociabilidades e resistências presentes na irmandade de São Benedito na cidade de Aracaju, estado de Sergipe. Busco compreender os laços de solidariedade e os discursos de identidade no contexto desta irmandade. Dialogo também intimamente com as questões referentes à temática étnico-racial em contextos religiosos. Com relação à metodologia, utilizei a articulação entre pesquisa em arquivo e observação direta. Dividi esta dissertação em três capítulos, no primeiro, realizo um levantamento bibliográfico acerca da temática que enfatiza os estudos sobre irmandades, o campo da Antropologia e a discussão sobre práticas religiosas. No segundo e terceiro capítulo, parto de uma abordagem etnográfica enfatizando três modos de entrada em campo, acompanhados de entrevistas, primeiro junto aos arquivos onde fiz uma pesquisa a partir da documentação da referida irmandade. Os principais documentos encontrados foram às fichas de inscrições, o estatuto, os registros de óbitos, uma carta do zelador do cemitério e as fotografias do grupo. Uma segunda entrada a partir da observação direta da festa de São Benedito, nos anos de 2013 e 2014, observando os aspectos das sociabilidades presentes nesta comemoração. A terceira entrada se deu na forma de observação do espaço do cemitério da referida irmandade. Desta forma, a presente dissertação aborda uma faceta pouco conhecida sobre Aracaju: o mundo das irmandades de “pretos”. Percebi que as estratégias de sobrevivência da irmandade de São Benedito, no universo católico aracajuano se perduraram em função da etnicidade. A partir da referência da cor que se tornou um elemento aglutinador de um grupo religioso majoritariamente reconhecido e auto-declarados pretos.Verifiquei que os espaços das sociabilidades étnicas da irmandade de São Benedito foram compostos pelas procissões, pelos préstitos fúnebres e as festas dedicadas ao Santo. Contribuindo para a manutenção das sociabilidades no espaço urbano de Aracaju.
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