UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDJANE FARIAS MOREIRA
18/02/2015 22:33

DISCENTE: EDJANE FARIAS MOREIRA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Sala de estudos do PPGECIMA
TÍTULO: CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EM EXERCÍCIO.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de ciências, Ensino de física e química, formação de professores.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O ensino de Ciências tem um papel importante que é o de levar os discentes a perceberem a natureza como um todo dinâmico e, a sociedade humana, como agente de interação e de transformação do mundo em que vivem. Apesar de envolver diferentes áreas de conhecimento a disciplina de Ciências, no ensino fundamental, normalmente é ensinada por um profissional formado em Ciências Biológicas. No entanto, é notável, em conversas do dia a dia, as dificuldades manifestadas pelos professores de Ciências Biológicas quanto ao domínio dos conceitos físicos e químicos e os argumentos para justificar estas dificuldades são os mais diversos. Pretendeu-se, então, com este trabalho 1) reconhecer as concepções dos docentes, formados em Ciências Biológicas na sua maioria, acerca da competência para ensinar nesta série e, 2) verificar quais são os requisitos mínimos que os cursos de graduação em Ciências Biológicas deveriam oferecer, enunciados por estes professores, para melhor embasá-los. Para alcançar estes objetivos foram realizados dois procedimentos metodológicos o primeiro envolvendo a busca de dados da legislação. Para tal procedeu-se ao levantamento do que diz a legislação federal e estadual sobre o tema acerca das competências para ensinar nesta série; a análise dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química disponíveis nas universidades de Sergipe bem como do referencial curricular do Estado de Sergipe na área de Ciências. E, o segundo, realizado a partir de um questionário com questões abertas e fechadas, buscando conhecer as características dos profissionais da área em relação a dificuldade em ensinar Química e Física no nono ano tanto em escolas públicas quanto privadas.

Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 2572398 - LUIZ ADOLFO DE MELLO