UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: DIANA GRAZIELE DOS SANTOS
12/02/2015 11:23


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA GRAZIELE DOS SANTOS
DATA: 27/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 02 - Pólo de Gestão
TÍTULO: A Macropolítica da Assistência Farmacêutica e a Programação de Ações e Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
PALAVRAS-CHAVES: Gestão em Saúde, Assistência Farmacêutica, Política, Trabalho
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A partir da macropolítica da Assistência Farmacêutica, pode-se observar grandes avanços na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, o desafio para a gestão federal em saúde ainda se configura na construção de políticas que garantam a inserção das ações e serviços farmacêuticos no contexto geral das ações do SUS, alterando o padrão hegemônico de gestão e da produção de práticas de saúde na perspectiva de construir uma rede de serviços mais integral. Provocar mudanças neste contexto passa pelo entendimento da assistência farmacêutica no espaço de construção da reforma sanitária brasileira, e da sua inserção no contexto do planejamento e programação de ações e serviços do SUS. Neste sentido, este trabalho localiza-se no campo da gestão federal de saúde e tem como objetivo estudar, no espaço da macropolítica, o processo de construção da perspectiva da Assistência Farmacêutica incorporada no arcabouço da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS), por meio de uma abordagem teórico-metodológica, baseada nos estudos de Foucault e no materialismo histórico dialético, tendo como categorias de análise: a Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde (RAS); a Assistência Farmacêutica e a regionalização do SUS; a consolidação das farmácias como estabelecimentos de saúde; e a programação da assistência farmacêutica integrada à programação geral do SUS. Este estudo teve como foco uma revisão bibliográfica e a vivência da pesquisadora na gestão federal de saúde, trazendo a luz uma reflexão teórica sobre as práticas vivenciadas, documentos institucionais e textos produzidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Externo à Instituição - TÂNIA ALVES AMADOR
Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307