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Notícias

Banca de DEFESA: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
12/02/2015 10:04


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
DATA: 03/03/2015
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: "Ensino da Língua Portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no nível fundamental"
PALAVRAS-CHAVES: Educação de cegos. Educação Inclusiva. Ensino de Língua Portuguesa. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar criticamente o ensino da Língua Portuguesa em uma turma de alfabetização e no 8º ano do Ensino Fundamental, tendo como campo empírico uma instituição que proporciona Atendimento Educacional Especializado (AEE) a pessoas com deficiência visual em Sergipe e uma sala de aula do ensino regular com alunos cegos incluídos, em uma escola pública da cidade de Aracaju. Desse modo, visando atuar numa lacuna de pesquisas sobre o ensino da Língua Portuguesa à pessoa com cegueira na capital do estado de Sergipe, utilizamos o método de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, observações assistemáticas e sistemáticas, revisão bibliográfica e análises documentais. Os resultados possibilitam-nos dizer que o ensino da Língua Portuguesa nas turmas analisadas é desvinculado dos usos sociais da leitura e da escrita. Os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) nas duas turmas praticamente não são explorados. Ainda que já existam, nos currículos de licenciatura em Letras/Português e Pedagogia, disciplinas que contemplam o conteúdo básico legalmente exigido para a formação do professor na perspectiva da educação inclusiva, ainda assim os docentes consideram-se despreparados para dar aulas a alunos com deficiência. Nota-se uma total dependência em relação ao auxílio que o aluno recebe no Atendimento Educacional Especializado, visto que são esses professores especialistas que normalmente participam de cursos de atualizações de conteúdos na área da inclusão. Por outro lado, os professores da sala de Língua Portuguesa e do Atendimento Educacional Especializado em nenhum momento trabalham de modo articulado. Diante disso, o estudo aponta a realidade encontrada e fortalece a esperança de estarmos avançando na busca por estratégias de ensino que contemplem as necessidades do aluno cego, em uma escola que almeja a eficácia da educação inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

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