Banca de DEFESA: MAÍRA IELENA CERQUEIRA NASCIMENTO
12/02/2015 13:12
Este texto trata de currículos estaduais prescritos para os Estudos Sociais nos Estados Unidos da América, especificamente no que diz respeito às formas de progressão anunciadas para a aprendizagem da história, produzidos entre os anos 1995 e 2012. Empregando os conceitos de “disciplina escolar” de André Chervel, “currículo” de Tomaz Tadeu da Silva e Michel Apple, e os instrumentos da análise de conteúdo com uso do software Microsoft Office Access, o trabalho analisa uma série de documentos públicos capturados nos endereços eletrônicos de departamentos de educação dos 50 estados da aludida nação, os quais indicam o que deve ser ensinado em termos de conhecimentos, habilidades e valores. Na seção I, descreve-se o funcionamento do sistema educacional descentralizado dos EUA e seus impactos sobre o ensino de história no país. Na seção II, indicam-se as relações entre o ensino de história e os Estudos Sociais, bem como a natureza desta disciplina escolar e a importância adjudicada ao conhecimento histórico nos currículos. Já na última seção, se descreve como as expectativas de aprendizagem relativas à história são elaboradas, bem como se examina os princípios de progressão da aprendizagem que regem a disposição das mesmas. Por fim, a pesquisa indica que o conhecimento histórico é o núcleo integrador dos currículos dos Estudos Sociais, e preconiza a relação entre o estudo da História e a formação da habilidade de tomada de decisões e autogoverno. Outrossim, seus conteúdos são organizados majoritariamente conforme esquema de progressão “expandindo horizontes” (expanding horizons), no Brasil denominado de “círculos concêntricos”.
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