UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CARLA DARLEM SILVA DOS REIS
11/02/2015 13:44

DISCENTE: CARLA DARLEM SILVA DOS REIS
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: DITADURA, POLÍTICA E CENSURA: GAZETA DE SERGIPE E RÁDIO LIBERDADE (1961-1969)
PALAVRAS-CHAVES: Ditadura; Sergipe; Radiodifusão; Imprensa.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Essa pesquisa investiga as relações sociais em Sergipe a partir da atuação política dos meios de comunicação, analisando os principais programas veiculados pela Rádio Liberdade, produzidos pelos radialistas Silva Lima e Santos Mendonça, e os editoriais e reportagens impressas nas páginas da Gazeta de Sergipe no período de 1961-1969. Busca-se compreender o posicionamento político desses veículos em relação à posse de João Goulart (1961) e ao Golpe civil-militar de 1964, por terem atuações políticas distintas. O estudo do político através das mídias é algo recente, data da renovação da chamada historiografia política que se deu a partir do pós-guerra, quando o político passou a ser visto não apenas como o Estado e seus representantes, mas como as ações que envolvem a sociedade, administradores públicos, meios de comunicação, educação e o próprio ambiente familiar do indivíduo. René Rémond (2003) entende os meios de comunicação e o mundo político como objetos que se influenciam, além de compreender esses espaços como meios influenciadores e que mantém com a sociedade relações de força e poder nas quais, a parte mais fortalecida é a mídia, por conta dos apoios recebidos das esferas pública e privada, pois através dela há a escolha de políticos e legitimação de regimes. Além das reportagens, programas e propagandas de rádio foram realizadas algumas entrevistas com ex-jornalistas e radialistas. Para tanto, fez-se uma análise de discurso desses veículos de comunicação para discutir a sua trajetória político-ideológico na sociedade. Essas mídias foram escolhidas por serem meios de comunicação de massa e por terem a capacidade de servir como ferramenta para compreensão das disputas sócio-políticas daquele momento, sendo também locais de produção e reprodução de ideologias, com possibilidade de uso por parte do estado para a legitimação do poder.

Interno - 1712579 - AUGUSTO DA SILVA
Presidente - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO