Banca de QUALIFICAÇÃO: AURELIO RICARDO RIBEIRO FONSECA
11/02/2015 09:08
As Indicações Geográficas são sinais utilizados para bens ou serviços que têm uma origem geográfica específica e possuem qualidade, reputação ou características que são essencialmente atribuíveis àquela origem. As Indicações Geográficas como marcas registradas são sinais distintivos que permitem aos produtores proteger sua reputação estabelecida contra imitação ou fraude, sendo passível de proteção legal contra uso de terceiros, em termos de Propriedade Intelectual. Além da proteção de sua identificação, a Indicação Geográfica pode ser explorada como diferencial competitivo pelas empresas ou comunidades que exploram essa identificação como uma Marca (brand), obtendo vantagens em relação a empresas sem esse diferencial. O objetivo desse trabalho é verificar se a Indicação Geográfica confere reputação positiva ao Arranjo Produtivo Local “Porto Digital”, situado em Recife, Pernambuco. Espera-se com este estudo testar as seguintes hipóteses: 1ª) A Indicação Geográfica confere vantagem competitiva a um Arranjo Produtivo Local; 2ª) As empresas pertencentes ao Arranjo Produtivo Local utilizam e se beneficiam da Marca Porto Digital nos seus serviços; 3ª) A Marca Porto Digital confere reputação positiva aos serviços oferecidos pelo Porto Digital.
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