Banca de DEFESA: THATIANA ALMEIDA LAVIGNE
10/02/2015 22:30
No presente estudo buscou-se analisar os enunciados matemáticos propostos pelos Livros Didáticos do 5ºano, a fim de identificar e diagnosticar elementos e fatores possíveis que podem dificultar na intelecção e interpretação de leitura desses enunciados, os quais podem provocar uma representação mental inadequada, prejudicando assim, a capacidade reflexiva do aluno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com 52 professores em formação, a fim de diagnosticar o constructo desses enunciados. Parte-se do princípio de que a construção textual dos enunciados, isto é, a estrutura da linguagem e dos vocábulos precisa estar posta e apresentada para o aluno/leitor de forma que este possa entendê-los claramente, bem como respondê-los com autonomia, na ausência do professor. Foram escolhidos livros didáticos de Matemática com base na abordagem metodológica da Análise Textual Discursiva, que trabalha com significados construídos a partir de um conjunto de textos de modo a alcançar uma descrição e interpretação de alguns sentidos que a leitura pode suscitar. Dessa forma, o estudo ressalta não só a importância de se contextualizar o conteúdo para auxiliar e facilitar a compreensão dos enunciados matemáticos que podem influenciar e interferir na aprendizagem do aluno, mas também a utilização de uma linguagem que nela esteja explícita os subsídios necessários para a intelecção e interpretação do aluno/leitor. Portanto, com base nos fatores analisados do corpus em questão, esta pesquisa propõe uma reflexão e convida os profissionais da educação, tanto educadores como autores dos livros didáticos a (re)pensarem sobre a forma de elaboração e construção desses enunciados de modo que observem os elementos justapostos ou a ausências de elementos, que sem os quais o aluno/leitor não poderá compreender o que lê devido ao déficit na estrutura desses enunciados
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf