Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS
10/02/2015 18:32
Neste trabalho éanalisado como foram estabelecidos os saberes matemáticos para o Curso Normal do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB) no Estado de Sergipe, a partir da legislação oficial publicada nos anos 1890 aos anos 30 do século XX. A leitura e interpretação desses documentos permitiu compreender o processo histórico na composição das matérias relativas aos saberes mencionados, identificando permanências e rupturas no corpus desses conhecimentos ao longo dos anos investigados. Desse modo, foram apresentados alguns elementos que serviram de base para a estrutura do Curso Normal (sua gênese, conteúdos ministrados, carga horária e características do ensino) e organização das matérias que envolvem os referidos saberes: Aritmética, Álgebra, Geometria e Desenho. Os pressupostos para a realização desta investigação tomaram, primordialmente, os teóricos da História Cultural. As fontes documentais tiveram como destaque leis, decretos, regulamentos e mensagens presidenciais, todas relativas ao Estado de Sergipe. Os acervos do Arquivo Público de Sergipe, Biblioteca Pública Epifânio Dórea, Diário Oficial de Sergipe e Arquivo do Instituto de Educação Rui Barbosa foram locais de coleta a fim para identificar documentos que apresentassem vestígios suficientes para narrar a trajetória histórica de uma instituição em específico – Instituto de Educação Rui Barbosa de Sergipe.
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