Banca de DEFESA: DIANA VITURINO SANTOS
04/02/2015 16:40
Este estudo analisa a gestão da informação na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe na implementação do Programa Mais Educação. A fase da implantação de uma dada política pública é um processo dinâmico em que gestores tomam decisões e não apenas colocam em prática decisões políticas formuladas em fases anteriores. A tomada de decisões adequadas, contudo, depende, entre outros fatores, de informações. Por isso, propôs-se a responder como a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe gere informações em prol da implementação do Programa Mais Educação? A pesquisa tem como objetivo geral analisar a gestão da informação no âmbito da Secretaria com vistas à implementação do PME. Para isso objetivou-se, especificamente: 1) Sistematizar as fontes de informação; 2) Sistematizar os tipos de informação; 3) Sistematizar os canais de informação; 4) Analisar o tratamento das informações e 5) Analisar o uso das informações. Para atender a esses objetivos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso de natureza qualitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados observações diretas e entrevistas semiestruturadas com os gestores do Programa na rede estadual de ensino. A análise dos dados obtidos ocorreu com base em modelos de gestão da informação. Esta pesquisa evidenciou a diversidade de tarefas, desafios e problemas enfrentados na implementação do Programa Mais Educação a partir da experiência dos atores responsáveis por coordenar a sua implementação. Constatou-se uma ênfase na execução de tarefas tático-gerenciais o que se reflete também na forma de gerir a informação no setor. As informações são direcionadas ao atendimento de necessidades imediatas, visto a ausência de um planejamento estratégico que permitisse uma visão mais analítica sobre as informações obtidas ou produzidas no âmbito do Programa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf