Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO BOZI FERRETE
04/02/2015 13:41
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como a Etnomatemática Urbana na perspectiva da Educação Ambiental Crítica pode contribuir para o desenvolvimento de um ensino que promova o entendimento e a importância dos conceitos matemáticos e que seja capaz de desenvolver a consciência ambiental do aluno. A pesquisa de caráter qualitativo e inspiração fenomenológica, é desenvolvida no curso Técnico Integrado em Edificações do IFS, com a disciplina Matemática II. Os primeiros resultados sinalizam que tanto a Etnomatemática como na Educação Ambiental encontram fundamentos teóricos e metodológicos semelhantes nos princípios da proposta pedagógica de Paulo Freire e que a Educação Ambiental complementa a Etnomatemática, enquanto que esta abre um espaço pedagógico para que a primeira se desenvolva através de uma prática pedagógica problematizadora a partir da dialogicidade com os educandos possibilitando um ensino favorável ao desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica sobre a realidade dos alunos.
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