UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: GISELLE DE CARVALHO BRITO
30/01/2015 09:00


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE DE CARVALHO BRITO
DATA: 27/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Farmácia/UFS
TÍTULO: SERVIÇOS CLÍNICOS FARMACÊUTICOS EM UNIDADES DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL, DO ESTADO DE SERGIPE: IMPLANTAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Serviços Clínicos Farmacêuticos, Farmácia Comunitária, Pesquisa Baseada na Prática, Implantação de Serviços de Saúde.
PÁGINAS: 221
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Objetivo: Implantar Serviços Clínicos Farmacêuticos em unidades do programa Farmácia Popular do Brasil, do Estado de Sergipe. Métodos: Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, SCOPUS, EMBASE utilizando os descritores “communitypharmacyservices”, “qualityassurancehealthcare”, “outcomeassessment”, na busca de estudos publicados de 1990 a 2012. Por meio da parceria Universidade-Serviço, entre janeiro de 2012 a dezembro de 2014, foi realizado um estudo longitudinal em três unidades da Farmácia Popular do Brasil do estado de Sergipe sobre a implantação (2012), implementação (2013) e consolidação dos Serviços Farmacêuticos (2014). Foi avaliada a estrutura das farmácias quanto à estrutura física, por meio da RDC 44/2009, e aos recursos humanos, pela técnica do paciente simulado.Em seguida foram realizado três grupos focais (2012, 2013 e 2014) para obter as opiniões dos farmacêuticos em relação aos Serviços Clínicos Farmacêuticos. Por fim, foi utilizado a técnica de coaching para a implantação (2012), implementação (2013) e consolidação (2014) dos serviços de Dispensação, de Aferição da pressão arterial e glicemia, de Revisão da Farmacoterapiae Seguimento da Farmacoterapia. Resultados: Na revisão sistemática, 42 artigos preencheram os critérios de inclusão. Observou-se que os parâmetros de resultado mais avaliados foram hemoglobina glicosilada (clínico), qualidade de vida (humanístico) e análise da relação custo-eficácia do serviço (econômico).Na avaliação da estrutura, o checklist mostrou que em 2012 as farmácias cumpriam 11 dos19 critérios recomendados para as boas práticas de serviços farmacêuticos e um ano após as primeiras intervenções se passou a atender 14 critérios. A técnica do paciente simulado mostrou carências no fornecimento de informações em aspectos críticos do tratamento como contra-indicações, adesão e isso auxiliou no delineamento dos treinamentos dos profissionais. Quanto aos grupos focais, se identificou 13 tipos barreiras, bem como, verificou-se as expectativas quanto ter suporte técnico para desenvolver habilidades, adquirir conhecimentos e ter um acompanhamento constante de pesquisadores que iriam avaliar o andamento do serviço. Foramdestinadas 520 horas de coachingin locopara implantação de seis Fluxos e Processos de encaminhamento para os serviços, elaboração de seis procedimentos operacionais padrão e elaboração três de planos estratégicos situacionais. Na etapa de treinamento, os farmacêuticos foram submetidos a 176 horas de treinamento teórico-prático e os colaboradores a 24h. A divulgação institucional gerou 12 matérias online, a científica resultou em 16 resumos, um prêmio, um documentário e a divulgação externa se deu em 10campanhas educativas, 24visitas aos centros de saúde e três participações em rádios comunitárias.Quanto a provisão dos serviços obteve-se 767 atendimentos de dispensação em 2012, 1444 em 2013 e 1924 até outubro de 2014; 714 aferições de Parâmetros Clínicos em 2012, 2375 em 2013 e 4000 em 2014, 32 pacientes da Revisão da Farmacoterapia em 2012 e 73 em 2013 e 141 em 2014;23 pacientes de Atenção Farmacêutica em 2012, nove em 2013 e 58 em 2014.Conclusão:A consolidação de Serviços Clínicos Farmacêuticas exigem etapas como: formação profissional, definição dos serviços e processos, seleção de indicadores para a avaliação, implantação, implementação e consolidação do processo de fluxo, elaboração de planos estratégicos situacionais e, marketing dos serviços. Nesta perspectiva, os resultados observados poderão embasara construção de um modelo diferenciado e replicável de Serviços Clínicos Farmacêuticos em farmácias comunitárias


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Presidente - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo à Instituição - KAREN SARMENTO COSTA
Interno - 2030649 - MAIRIM RUSSO SERAFINI
Externo à Instituição - MATEUS RODRIGUES ALVES

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