Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO SANTOS DE JESUS
27/01/2015 17:19
Pesquisas têm mostrado que o histórico do desenvolvimento neurocognitivo do estudante pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem. Esse histórico pode ser identificado a partir do levantamento dos fatores genéticos e ambientais aos quais os indivíduos são expostos seja na gestação ou após seu nascimento, dentre eles: desnutrição materna; nascimento pré-termo; depressão materna; estresse materno durante a gestação; uso de drogas pela gestante etc. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar possíveis relações entre o histórico de desenvolvimento neurocogntivo e o desempenho escolar em ciências do Ensino Fundamental, para estudantes de algumas escolas localizadas em quatro estados brasileiros. Os dados foram coletados em dois momentos: primeiramente, foi aplicado um teste de desempenho em larga escala abrangendo questões de Iniciação a Ciências, para 316 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ºAno do Ensino Médio, de seis escolas dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe; em seguida, foram aplicados 109 questionários sobre o desenvolvimento neurocognitivo desses alunos, aos seus pais ou responsáveis. Os dados foram analisados a partir da interpretação de frequências relativas, após processamento do banco de dados no software SPSS 18.0. Houve uma tentativa de que as questões elaboradas para o teste de desempenho aplicado estivessem adequadas às necessidades de alunos que apresentassem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. A hipótese desta análise foi que não houvesse diferença significativa entre as respostas dos alunos com algum tipo de problema no desenvolvimento neurocognitivo, o que poderia gerar alguma dificuldade de aprendizagem, e os demais.
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