UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LEIDIANE BISPO BRITO
27/01/2015 08:32

DISCENTE: LEIDIANE BISPO BRITO
DATA: 10/02/2015
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: RESULTADOS DOS INVESTIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS ESTADOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES NO PERÍODO 2000-2012
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores de C,T&I, Inovação, Desenvolvimento econômico
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Indicadores de Ciência, tecnologia e Inovação são amplamente utilizados em documentos de políticas, bem como em estudos. Estes são instrumentos essenciais para compreender e monitorar os processos de produção, difusão e uso de conhecimentos científicos, tecnologias e inovações. Nesse cenário o presente estudo se propõe a contribuir realizando uma análise empírica de indicadores de desenvolvimento tecnológico e científico no Brasil, a fim de verificar se investimentos em C&T e números de docentes de fato influenciam no número de publicações internacionais e se os investimentos em P&D influenciam no número de deposito de patentes.Utilizou-se a metodologia de dados em painel, com informações agregadas para os estados brasileiros. Os dados compreendem os anos de 2000 a 2012, e foram obtidos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE), Geocapes - Sistema de Informações Georreferenciadas da Capes a Scopus e ISI Web of para o período de 2000 a 2012. As hipóteses básicas de que investimentos em C&T e números de docentes influenciam no número de publicações internacionais e que os investimentos em P&D influenciam no número de depósito de patentes foram confirmadas. Notou-se que os investimentos em C&T e números de docentes tem impacto positivo no número de publicações o que acontece também com os investimentos em P&D e depósitos de patentes significando que estes investimentos tem resultado em desenvolvimento cientifico e tecnológico. È marcante ainda descompasso entre desenvolvimento científico e tecnológico. Para, além disso, os dados segmentados por estado permite verificar que as disparidades entre estes são ainda acentuadas. Desta forma compreende-se que os esforços das políticas de C,T&I seja através de investimento em recursos humanos, seja através de fomento tem atingidos resultados científicos e tecnológico, no entanto ainda há um longo caminho a seguir principalmente no que diz respeito ao entendimento do impacto destes resultados na promoção do desenvolvimento econômico e social.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 479.413.915-20 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - MARCELO DA COSTA MENDONCA