UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIA VIRGINIA MOREIRA DE ALCANTARA
23/01/2015 15:52

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIA VIRGINIA MOREIRA DE ALCANTARA
DATA: 10/02/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: “Educação, disciplina e cosmopolitismo: um olhar sobre a infância a partir de Kant”
PALAVRAS-CHAVES: Cosmopolitismo. Disciplina. Educação Infantil. Filosofia Crítica. Kant.

A presente tese intitulada “Educação, disciplina e cosmopolitismo: um olhar sobre a infância a partir de Kant”, tem como objeto de estudo a filosofia crítica, e, em especial, o opúsculo Sobre a Pedagogia compilado por Friedrich Theodoro Rink (1770-1811), seu discípulo, a partir das notas tomadas nas lições de pedagogia ministradas pelo filósofo Immanuel Kant nos cursos de 1776/77, 1783/84 e 1786/87 na Universidade de Königsberg. Neste texto, encontra-se o panorama mais completo do que o filósofo pensava sobre a educação e nele estão contidas várias citações sobre a infância. A partir de um estudo aprofundado do mesmo pretendemos compreendê-lo e cotejá-lo com outras obras do sistema crítico, visando um trabalho de conciliação entre as ideias ali expostas e outras ideias presentes no conjunto de toda a obra de Kant. Nosso objetivo é estudar, na filosofia kantiana, os fundamentos que constituem a moralidade por acreditarmos que eles encontram-se relacionados à formação desde a infância. Queremos responder, no que diz respeito à infância, que princípios estão presentes na filosofia kantiana, como constituidores da formação da moralidade? Como a disciplina, a autonomia e a cultura estão relacionadas na filosofia crítica como eixos em torno dos quais se desencadeia a constituição moral? Como a proposta de uma educação cosmopolita pode vir a contribuir para esta formação moral, desde a infância? Para tanto, faremos uso de uma metodologia investigativa, coerente com a filosofia da educação, através da qual os textos filosóficos são lidos e analisados com o intuito de extrair deles aquilo que diz respeito às principais categorias tomadas para análise: educação, disciplina e cosmopolitismo. Nossa tese é de que na escola, especialmente àquela destinada à infância, encontram-se os fundamentos para que, de fato, venha a se desencadear, dentro de uma perspectiva filosófico crítica, a formação moral dos sujeitos. Neste sentido, o foco dirige-se para os diversos papéis e agentes educativos, mas o destaque ressaltado neste texto recai sobre a escola, porque nela pode vir a se concretizar um Projeto de Educação Cosmopolita a partir do qual emerja um sujeito moralmente autônomo, desde que se faça uso da disciplina (sentido negativo) e da instrução (sentido positivo) propiciando a formação numa perspectiva kantiana (Bildung). É assim que estas três categorias (educação, disciplina e cosmopolitismo) se articulam de forma a demonstrar certa singularidade contida no período infantil.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Externo ao Programa - 2222748 - EVERALDO VANDERLEI DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e