UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
23/01/2015 10:44

DISCENTE: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
DATA: 06/02/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: A LOUSA DIGITAL INTERATIVA COMO RECURSO ERGONÔMICO PARA A INTRODUÇÃO DA CULTURA DAS MIDIAS DIGITAIS NAS SALAS DE AULA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Cultura. Educação. Sala de Aula. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Cultura das mídias Digitais. Lousa Digital Interativa.

Este trabalho busca investigar as potencialidades da Lousa Digital Interativa (LDI) instaladas em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju, com o objetivo de pesquisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) pelos profissionais do magistério nas escolas do ensino fundamental desta rede, visando identificar a construção de projetos pedagógicos informatizados que contribuam para o enriquecimento das práticas educativas e para a interatividade nas salas de aula. A pesquisa fundamenta-se no estudo da genealogia da sala de aula como ambiente social de significados do processo de educação, apoiada pela infraestrutura e recursos tecnológicos, no levantamento das características técnico-operacionais da Lousa Digital como ferramentas interativas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, e na evolução das culturais de massas, passando pela cultura de mídias digitais até a cibercultura, como novo paradigma de experiências e subjetividades em conflito com o modelo tradicional da educação escolar, onde várias gerações de educadores e aprendizes se encontram no espaço macrossocial da sala de aula, trazendo formação, hábitos e influências culturais diferentes que pressionam o modelo tradicional de educação central e global hegemônico. Nesse cenário de inevitável transformação, o trabalho aponta contradições e vínculos no planejamento e na execução dos processos investigados e busca compreende-los, partindo da hipótese que os recursos operacionais da LDI favorecem tanto a prática do ensino central ou global (conhecido como tradicional e mais voltado para o ensino pelo professor), como do aprendizado experimental (mais voltado para a aprendizagem do aluno), característica que poderá estimular o corpo docente e facilitar a introdução da cultura de mídias digitais e o enriquecimento das práticas educativas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER