UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: HÉLIO MAGNO NASCIMENTO DOS SANTOS
19/01/2015 08:51

DISCENTE: HÉLIO MAGNO NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 02/02/2015
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: O SISTEMA DE AVALIAÇÃO NACIONAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores Educacionais, Educação Escolar Indígena, Avaliação Educacional, Desempenho Escolar, Ensino de Ciências e Currículo.

Esta pesquisa aborda os indicadores de qualidade educacionais, com foco na modalidade educacional Indígena. Desse modo, a problemática da pesquisa é a relação entre os índices de qualidade da educação nacional e da educação escolar ofertada aos indígenas, buscando neste contexto, produzir elementos para refletir o ensino de Ciências Naturais. Visando compreender o processo que envolve estes indicadores e a modalidade educacional Indígena, têm-se as seguintes questões norteadoras: 1. Quais são os indicadores de qualidade da educação no Brasil e os que eles analisam? 2. Qual a relação entre os indicadores de qualidade da educação no Brasil e a Educação Escolar Indígena (EEI)? 3.Quais os limites e possibilidades a serem pensados na inserção da avaliação de desempenho para o Currículo de Ciências, particularmente, para EEI? Portanto, o objetivo geral da pesquisa é desvelar a relação entre os dados de qualidade da educação nacional e a educação indígena, como forma de contribuir para a reflexão da pertinência (ou não) da proposição de testes de desempenho escolar que contemplem, de maneira especial, as Ciências Naturais na já citada modalidade de ensino. A metodologia aplicada tem um caráter teórico bibliográfico, com predominância do enfoque qualitativo. A coleta dos dados foi feita através da leitura e análise de produções acadêmicas e documentos oficiais que abordam especificamente os indicadores de qualidade da educação nacional e por meio da aplicação de questionário aberto, realizado junto às secretarias estaduais de educação de todos os estados da federação. Visando explicitar os dados obtidos, a presente pesquisa trata inicialmente do Sistema de Avaliação Brasileiro, discutindo as principais estatísticas educacionais no Brasil, com a devida análise dos objetivos a que se propõem e o que analisam. Em um segundo momento, aborda-se sobre a organização do Sistema de Ensino do país e suas modalidades, com ênfase à Educação Escolar Indígena (EEI). A partir dos resultados, percebe-se que este tipo de oferta educacional é instituído em todos os estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal. Posteriormente, é realizada uma abordagem sobre a Educação Escolar Indígena visando compreender de que maneira a mesma é contemplada na análise dos Indicadores de qualidade educacional, uma vez que se constata que em sua avaliação externa é facultativa a participação e análise dos alunos. Assim, entre os Indicadores de qualidade educacional, que contemplam a avaliação da EEI foram discutidos os seguintes: a matrícula, a formação dos professores, os estabelecimentos de ensino e os recursos didáticos específicos para as escolas Indígenas. Ainda são apresentados e analisados dados acerca do Ensino de Ciências Naturais nessa modalidade de ensino, na única escola indígena do estado de Sergipe. Procurou-se desvelar, a partir de documentos oficiais e das publicações de um grupo de estudo que desenvolve trabalhos em tal contexto, alguns índices de qualidade educacional. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho em que se analisam os itens citados e os dados da escola indígena sergipana, ressaltando a percepção de que ao longo das duas últimas décadas avanços significativos foram alcançados pelos povos indígenas; contudo, de acordo com os estudos realizados, percebe-se que ainda há muito que fazer para a promoção da garantia de uma EEI com qualidade.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10