UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Junho de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: CAROLINA DE CARVALHO ARIMATÉA
14/01/2015 15:28


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA DE CARVALHO ARIMATÉA
DATA: 29/01/2015
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO LAF
TÍTULO: ELABORAÇÃO, ACEITAÇÃO SENSORIAL E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE PÃO DE FORMA ENRIQUECIDO COM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DE FRUTAS.
PALAVRAS-CHAVES: Pão de forma, resíduos agroindustriais.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO:

O pão é um dos alimentos de primeira necessidade, encontrando-se na base da dieta populacional. É um alimento mundialmente consumido, de valor energético elevado e constituintes nutricionais em quantidades significativas na nutrição de um indivíduo, atendendo as necessidades calóricas diárias. Assim como o pão de forma, que também apresenta boa aceitação por consumidores de todas as faixas etárias, além de ser acessível à toda população. O Brasil é um dos países que mais produz resíduos agroindustriais, como os resíduos de frutas pelas indústrias de polpas, o que tem contribuído para o aumento da produção do lixo orgânico, provocando graves problemas ambientais. Nesse contexto, objetivou-se estudar a viabilidade da utilização de resíduos de frutas como fonte enriquecedora de compostos bioativos na produção de pão de forma. Os resíduos agroindustriais de frutas utilizados foram os de goiaba e mangaba. Os produtos e resíduos foram caracterizados físico-quimicamente (cinzas, umidade, pH, °brix, acidez, cor e vitamina C), fisicamente (microscopia), e sensorialmente (teste de aceitação). De acordo com os resultados da análise sensorial, os produtos enriquecidos foram bem aceitos pelos consumidores, e as análises físico-químicas mostraram que algumas características inerentes aos resíduos agroindustriais das frutas foram incorporados ao produto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2481282 - ALESSANDRA ALMEIDA CASTRO PAGANI
Externo à Instituição - JULIANNA FREIRE DE SOUZA
Interno - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15440-bf36319aa9