UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEAN LIMA CARREGOSA
07/01/2015 08:55


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEAN LIMA CARREGOSA
DATA: 14/01/2015
HORA: 08:00
LOCAL: LABORATÓRIO DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DO LAPTOP ÀS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OVIÊDO TEIXEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação Docente. Tecnologia Educacional.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo elucidar os indicadores que facilitam e os que dificultam a integração do laptop do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) às aulas de matemática do Ensino Fundamental menor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, situada em Aracaju/SE. Deste modo, visando compreender a avaliação que os docentes fazem da própria formação inicial e continuada no que se refere ao desenvolvimento das habilidades necessárias para o uso pedagógico das tecnologias digitais, realizamos pesquisa de campo, cuja metodologia baseou-se numa abordagem de cunho qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. Como aporte teórico embasamos nossos estudos em: Belloni (2005), Borba (2007), Ferrete (2007), Fiorentini (2003), Lévy (1999), Moran et al. (2009), Penteado (2000), Ponte (2003), Pretto (1996), Sampaio & Leite (2011), Santaella (2003), Valente (2008), entre outros. Este estudo possibilitou pensar sobre o processo de formação dos professores para uso de mídias com finalidade educativa, com olhar especial para as relações de ensino e de aprendizagem da matemática. Possível perceber que instalar ou distribuir computadores na escolar, foi apenas o primeiro ponto para fomentar o uso das TDIC, mas não o mais importante. A capacitação docente mostra-se fundamental para determinar o uso de forma pedagógica da tecnologia em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10