Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO CORREIA SILVA
13/12/2014 10:36
Não é exclusividade do Brasil, mas o Ensino de Física vem sofrendo inúmeras mudanças. Este trabalho buscou aproximar o ensino de Física de temas transversais inerentes à disciplina. O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução das concepções da aprendizagem da lei da inércia para alunos da segunda série do Ensino Médio numa escola pública estadual, ancorados na (im)perícia do (des)uso do cinto de segurança traseiro e consequências. Foi realizada uma pesquisa através de um delineamento exploratório, descritivo, bibliográfico e de campo com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semiestruturado (pré e pós-teste), contendo dez questões cujo intuito foi de apropriar-se das concepções prévias desses alunos acerca da lei da inércia, trânsito e segurança. Foram realizadas palestras, com um professor de Física da Universidade Federal de Sergipe e com uma equipe do SAMU - Aracaju. Os alunos foram estimulados a ler e analisar artigos científicos, de modo compor a fundamentação da produção de mostra científica. Após a apresentação pública, foi aplicado um pós-teste, cuja análise permitiu a visualização das possíveis evoluções. Tornar o aprendizado significativo e reflexivo através da metodologia simples, que extrapola a fronteira escolar, amplia o conhecimento hora isolado, numa compreensão de premissas pelas quais o saber físico possa lhe proporcionar.
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