UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: DANIELLE SOBRAL CARVALHO
11/12/2014 15:42


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE SOBRAL CARVALHO
DATA: 13/02/2015
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 02 - PPGAGRI
TÍTULO: Produtividade agrícola e florestal de Sistemas Agroflorestais em diferentes espaçamentos em delineamento tipo Nelder.
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade, interação, SAF.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A supressão de florestas naturais e a produção de alimentos em grandes áreas passa ser uma preocupação da sociedade em especial quanto as alternativas sustentáveis de produção tanto agrícola quanto florestal. Em regiões tropicais os Sistemas Agroflorestais passa a ser uma das alternativas viáveis para atender aos princípios da sustentabilidade. Para isso se faz necessário conhecer a dinâmica de crescimento, as interações entre as espécies, as práticas silviculturais e o manejo adequado das culturas em diferentes combinações de espécies arbóreas e agrícolas, bem como em diferentes densidades de plantas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de quatro espécies florestais (Tectona grandis) teca; (Eucalyptus pellita); (Gliridicia sepium) gliricídia e; (Leucaena leucocephala) leucena, em diferentes espaçamentos e as possíveis interações com culturas agrícolas tradicionais (milho e feijão). O experimento foi implantado em um campo experimental, localizado na Escola Agrotécnica de Sergipe onde as espécies florestais foram plantadas no delineamento experimental do tipo Nelder propiciando diferentes espaçamentos com nove repetições para cada consórcio em espaço reduzido. A produtividade das espécies florestais e das espécies agrícolas foram avaliadas separadamente e em interação. Menor densidade de espécies arbóreas possibilitaram o desenvolvimento e produtividade tanto do milho quanto do feijão, por outro lado, as espécies arbóreas não sofreram influencia das culturas agrícolas aos três anos do plantio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352277 - GENESIO TAMARA RIBEIRO
Externo à Instituição - JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL
Externo ao Programa - 2505136 - MARIO JORGE CAMPOS DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e