Banca de DEFESA: ARLINDO BATISTA DE SANTANA FILHO
10/12/2014 11:25
O ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta-se de forma incessante orientado por diversas tendências históricas que refletem até os dias atuais nas salas de aula.
Sendo esta história um processo que depende bastante dos envolvidos para que a aprendizagem de fato aconteça de forma significativa e transformadora. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os saberes do cotidiano dos alunos, alunas e das professoras devem ser utilizados nas aulas, desencadeando uma interação e sistematização para um conhecimento que dê a condição que os discentes necessitam para compreender o mundo e suas transformações, situando-os, de forma participativa, como parte integrante do mundo. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o que pensam alunos, alunas e professoras de duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental sobre saberes e práticas em Ciências Naturais presentes nas referidas turmas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando como principal procedimento metodológico de coleta de dados a aplicação de questionários com alunos, alunas e professoras, e entrevista semiestruturada com as professoras. Os dados evidenciam que os alunos possuem uma visão inicial simplista sobre os fenômenos do
cotidiano, e com a sistematização realizada pelas professoras os mesmos passam a compreender os fenômenos da natureza e do próprio corpo e os procedimentos didático-pedagógicos podem ser importantes para que a aprendizagem aconteça de forma eficiente e eficaz
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