UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS
09/12/2014 15:40


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 23/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: LITERATURA E EDUCAÇÃO EM JORNAIS SERGIPANOS (1880-1910): as belas-letras em evidência
PALAVRAS-CHAVES: Imprensa; Literatura; História da Educação; História Cultural; Sergipe.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta tese empreendemos uma análise dos textos literários publicados nos seguintes jornais sergipanos: O Democrata(1880-1884), A Razão(1898-1910) e oEspião(1882-1883). Publicações voltadas aos interesses sociais e a divulgação da literatura. A opção por esses periódicos justifica-se pela grande incidência e variedade de textos literários mesmos, além do alcance que obtiveram junto aos leitores sergipanos. Nosso intuito é verificar em que medida o ensino secundário de orientação humanista ofertado no século XIX influenciou nas criações literárias dos autores no período, compreender a atuação da imprensa sergipana no processo de incentivo à leitura e de divulgação de obras e eventos artísticos através de anúncios publicados nos jornais. Interessa-nos também analisar o papel dos periódicos enquanto meios para veiculação de escritos de autoria feminina em um período ainda marcado pela escassez da participação das mulheres na imprensa sergipana. Para a produção deste estudo adotamos um caminho teórico e metodológico alinhado à História Educação e à História Cultural, elegemos como categorias de análise as noções de representação e apropriação de Roger Chartier, os conceitos de campo intelectual, capital social e capital cultural de Pierre Bourdieu.Através da análise de variadas fontes como: jornais, legislação, programas de ensino, dicionários e textos literários foi possível desvelar nuances da íntima relação entre educação, imprensa e literatura em Sergipe no período estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 426614 - ANTONIO FERNANDO DE ARAUJO SA
Interno - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo à Instituição - JEOVA SILVA SANTANA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e