Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JAILSON DOS SANTOS FONSECA
01/12/2014 12:29
Apresenta-se aqui o relato de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica em uma proposta de ensino de Análise Combinatória construída com base na resolução de problemas para alunos da 2º série do ensino médio. O referencial teórico da investigação está relacionado com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática, utilizando os Registros de Representação Semiótica, Níveis de conhecimento esperados dos estudantes e Resolução de Problemas, para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado aspectos metodológicos da Engenharia Didática. A análise se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Participaram dessa pesquisa alunos da segunda série do ensino médio de uma escola pública de Aracaju, SE. Ficou comprovado na aplicação da sequência didática que o ensino baseado em experiências de aulas que instiguem a mobilização dos registros semióticos e com atividades relacionadas ao cotidiano do discente contribuiu de forma efetiva para a aprendizagem de Análise Combinatória.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf