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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE COSTA AMARAL
27/11/2014 09:44
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: JEANE COSTA AMARAL DATA: 12/12/2014 HORA: 14:00 LOCAL: A DEFINIR TÍTULO: Práticas de cuidados/educação na creche: o que dizem as crianças sobre a atuação de suas educadoras? PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Práticas de cuidar/educar. Escuta de criança PÁGINAS: 80 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Educação RESUMO:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que tem como objetivo central investigar as opiniões das crianças a respeito das práticas de cuidado/educação desenvolvidas por suas educadoras na creche. O referencial teórico põe em diálogo as produções da Psicologia do Desenvolvimento, a partir de uma orientação histórico cultural, com a Sociologia da Infância e outros pressupostos que consideram a criança como sujeito socialmente ativo desde bebê, com diferentes capacidades sociocomunicativas para se relacionar, participar de eventos culturais, apreender e compartilhar significados, utilizando-se de diferentes recursos para expressar seus interesses, necessidades e motivações. Participaram da pesquisa 25 crianças de ambos os sexos, com idades entre três e quatro anos, integrantes de um agrupamento etário denominado de Maternal III, matriculadas numa instituição municipal de Educação Infantil de Aracaju/SE. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram videogravações, fotografias e registros escritos, organizados em notas de campo. Também foram realizadas sessões de conversas com as crianças durante atividades planejadas, a saber: jogos com fotografias dos adultos profissionais da creche, histórias para completar e desenhos produzidos por pares de idade como formas de facilitar oacesso à opinião das crianças sobre o tema alvo da investigação. As sessões de recolha de informações com as crianças foram submetidas à microanálises, descritas em episódios interativos e inicialmente agrupadas em quatro categorias: a) opiniões das crianças sobre a identidade de atuação profissional de suas educadoras; b) percepção das crianças sobre o processo de escolarização na creche; c) reinterpretação das práticas cotidianas das educadoras através da imitação e d) transgressões das crianças frente aoinstituído pelas suas educadoras. Os resultados parciais indicam que as crianças percebem as diferenças de atuação profissional entre as educadoras que lhes dirigem práticas de cuidados e educação, cotidianamente, na creche. Na perspectiva das crianças, as práticas de cuidar/educar são, por muitas vezes, circunscritas por atos de disciplinamento, punições ou castigos, distantes das propostas preconizadas pelos documentos legais voltados para a educação da primeira infância.
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MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI